Geografia: Tipos de solo
Tipos de Solo
O solo é a camada encontrada externamente na superfície da terra, essencial para a sobrevivência de animais e plantas, e de extrema importância para a produção agrícola de todos os países. Ele é formado pela decomposição de rochas e matéria orgânica, por isso, podem existir diversos tipos de solo.
☛ Formação e Composição do Solo
O solo é resultado da ação de vários elementos: água, clima, organismos vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo de atuação desses fatores. Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo.
A decomposição das rochas por ação dos agentes físicos, químicos ou biológicos dão origem aos componentes minerais. A incorporação e a decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais (húmus), dão fertilidade ao solo.
☛ Classificação dos Solos
Com relação a cor a maior parte dos solos podem ser agrupadas em três tipos:
• Avermelhados e amarelos - indicam forte presença de óxido de ferro.
• Escuros - indicam forte presença de materiais orgânicos.
• Claros - indicam a fraca presença ou ausência de materiais orgânicos.
☛ Textura dos solos
Arenoso - retém pouca água e nutrientes, pois possuem grandes poros, facilitando o escoamento da água.
Argiloso - o solo argiloso retém mais água e nutrientes (cálcio, potássio, ferro).
Orgânico - é composto de materiais orgânicos em processo de decomposição, além de areia e argila.
☛Solo Orgânico e Inorgânico
Os solos orgânicos são compostos de matéria orgânica, ou seja, formados através da decomposição de vegetais, animais e microrganismos.
O húmus, responsável pela fertilidade do solo, é o nome dado a matéria orgânica de coloração escura que fica depositada nesse tipo de solo através das condições aeróbicas, ou seja quando há presença de oxigênio, por exemplo, nos animais vertebrados e invertebrados.
Por sua vez, a turfa é o nome dado à matéria orgânica formada por processos anaeróbicos, que ocorrem com a ausência de oxigênio, por exemplo, os fungos e bactérias. É o solo mais apropriado para o desenvolvimento de plantas, sendo muito utilizado na agricultura.
Ao contrário do solo orgânico, o inorgânico é formado por matéria inorgânica, ou seja, os minerais os quais se formam sobretudo pela desagregação das rochas ao longo do tempo seja pela ação do vento, da chuva, e das alterações de temperatura. Esses elementos são chamados de coloides inorgânicos, os quais tem funções muito importantes para a desintoxicação do solo.
Os principais minerais que surgem nesse tipo de solo são o calcário, quartzo, mica, argila, dentre outros. Esse tipo de solo não é muito apropriado para agricultura, sendo encontrado, por exemplo, no deserto.
Os compostos inorgânicos são mais abundantes que os compostos orgânicos e ambos são importantes para o desenvolvimento e equilíbrio dos ecossistemas.
☛ Solo no Brasil
No Brasil existe vários tipos de solo, mas, dentre eles destacam-se o massapê e a terra roxa.
Massapê - é um solo escuro, argiloso e orgânico, originado da desagregação e decomposição da rocha gnaisse. Aparece em grande trecho do Nordeste Brasileiro, na região chamada de Zona da Mata, onde desde o século XVI se cultiva a cana-de-açúcar, que se adapta muito bem a esse tipo de solo.
Terra roxa - é um solo avermelhado e vulcânico, originado da decomposição do basalto. Aparece no oeste do estado de São Paulo e no norte do Paraná. É excelente para a agricultura e, desde o século passado é utilizado para a cultura do café.
Você sabia? (͡ ° ͜ʖ ͡ °)
A terra roxa, na verdade é vermelha e não roxa. O nome surgiu com os colonos italianos das lavouras do café que falavam "terra rossa", que em italiano quer dizer vermelho. O povo confundiu rossa com roxa.
Via: https://www.todamateria.com.br/tipos-de-solo/
Esse vídeo e para reforçar aquilo que já foi dito e complementar o assunto. Vale a pena conferir!