História: Nativos Americanos - Tapajós
Os Tapajó habitaram a região do rio Tapajós, no Estado do Pará, pelo menos desde o século X até ao XVII . Sua principal aldeia estava situada na foz do rio Tapajós, local do atual bairro de Aldeia, na cidade de Santarém.
Os relatos históricos afirmam que os Tapajós estavam organizados em aldeias com 20 a 30 famílias, que habitavam em casa coletivas. Os grupos familiares possuíam um líder a quem deviam obediência. Os líderes de cada família eram subordinados de um chefe geral de tribos.Havia pessoas com status diferenciado, que só podiam casar entre si, e detinham a chefia. O casamento era poligâmico, e as mulheres adulteras eram mortas. Eles possuíam escravos, provavelmente prisioneiros de guerras intertribais.
Nos rituais eles bebiam e dançavam, as mulheres transportavam as bebidas, mas não tinham permissão para ver o que se passava, por isso tampavam os olhos.
Adoravam objetos pintados para quais ofereciam milho, isso demonstra a importância desse cereal par ao grupo.
Utilizavam dois tipos de de tratamento para os mortos. No primeiro colocavam o morto em uma rede, com todos seus pertences em vida a seus pés, e depositavam-no em uma casa específica para esse fim, onde o corpo ficava até se decompor, e restar apenas os ossos. Esses ossos eram moídos, e agregados em bebidas que eram destinadas os parentes do falecido e a pessoas especiais.No segundo ritual os ossos erma colocados em urna funerárias e enterrados. Acredita-se que por meio desses rituais funerários havia a distinção, e tratamento diferenciado entre os integrantes da tribo, segundo o grau social que o falecido exercia no grupo.
Existem referências sobre o temor que outras tribos tinham dos Tapajós, devido a prática de escravidão.
Através da expedição portuguesa de Pedro Teixeira, lutas foram ocasionadas contra os nativos, abusos sexuais e escravização, levando os índios a tomar atitudes e comportamentos agressivos.O abuso que sofriam dos colonos e missionários, dava origem as rebeliões.
Os arcos e flechas não eram páreo para as armas de fogo dos portugueses, logo durante os confrontos, os nativos eram dizimados, e os poucos que restavam sofriam na mão dos colonizadores ou morriam pelo contágio de doenças, como tuberculose, gripe, doenças venéreas, catapora e sarampo.
Os colonizadores preferiam as áreas próximas ao rios, devido a proximidade com a água, e a terra fértil para plantio de determinados alimentos, Essas áreas em justamente onde os Tapajós habitavam, tornando a localização, mais um motivo para a escravização e exploração da mão de obra dessa tribo.
As expedições foram iniciadas com o propósito de exploração e extração dos recursos da nova colônia, e também destruir tradições culturais, podendo assim impor sua ideologia e domínio de forma homogênea.
Os Tapajós viviam na região do estado do Pará. O bioma que ali predominava era o Amazônico, cujas características é o clima equatorial,com elevadas temperaturas e chuvas regulares, florestas densas, grande diversidade de fauna e flora.
Todos esses fatores influenciaram a habitação dos Tapajós na região.A abundância de chuvas favorecia a plantação, principalmente do milho, a variedade de peixes favorecia pesca, e as florestas densas o corte e utilização de plantas para a confecção de objetos para a aldeia, fogueiras, construção das ocas, e muitas outras utilidades.
As heranças culturais mais expressivas desse povo foi sem dúvidas, artefatos cerâmicos e líticos. Esses artefatos confeccionados com argila e rocha possuem uma maior resistência à alta umidade e temperatura do bioma Amazônico. Os objetos mais significativos são os vasos de cariátides, vasos de gargalos, estatuetas e cachimbos. Apresentam harmonia entre a harmonia entre a representação humana e animal.
Referências:
GUAPINDAIA, Vera. História e História, Os Tapajós: Arqueologia e História - Introdução, 2004. Disponível em: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=historiadores&id=16. Acesso em: 09 de Nov. 2016.
AUTOR DESCONHECIDO. Sospiri d' arte, Cultura Santarém ou Tapajônica. Disponível em: http://sospiridarte.blogspot.com.br/p/cultura-tapajonica.html. Acesso em: 09 de Nov. 2016.
Ricardo. Algo Sobre, Populações indígenas do Brasil: Experiências antes da conquista, resistências e acomodações a colonização. Disponível em: https://www.algosobre.com.br/historia/populacoes-indigenas-do-brasil-experiencias-antes-da-conquista-resistencias-e-acomodacoes-a-colonizacao.html. Acesso em: 09 de Nov. 2016.
JÚNIOR, Waltter. Estudo Administração, Como fazer citação de site e artigo da internet, 2014. Disponível em: http://www.estudoadministracao.com.br/ler/16-11-2014-como-fazer-citacoes-internet/. Acesso em : 09 de Nov. 2016.
Vlw, Flw Cutcharreiros, Fiquem ligados em nossas próximas publicações.